Apoiadores de Bolsonaro farão carreata, domingo, pela reabertura do comércio

Ilhéus terá carreata no domingo
Maurício Maron

Militantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Ilhéus organizam uma carreata para o próximo domingo em defesa da reabertura do comércio local, o funcionamento do sistema público de transporte e a favor do isolamento vertical (estratégia de resguardar apenas os mais suscetíveis ao coronavírus).

O movimento espera reunir um número significativo de apoiadores mas levanta um grande debate a partir da situação preocupante de contaminação da cidade, um dos maiores índices da Bahia.

O movimento é defendido pelo Comitê Sul Bahia Bolsonaro Presidente, Front da Direita e Movimento Ilhéus tem jeito. A carreata está prevista para sair às 15 horas do próximo domingo, da praça Castro Alves, na avenida Soares Lopes. 

É grande a pressão pela reabertura do comércio. Setores do próprio segmento econômico já se manifestaram favoráveis à volta do funcionamento. O assunto chegou a ser debatido pelas redes sociais mas, depois do afastamento voluntário do então presidente da CDL, Valderico Júnior e o retorno do diálogo dos empresários com a Prefeitura de Ilhéus, o tema ficou momentaneamente em segundo plano.

Horas depois voltou à tona, quando, em uma live, o prefeito Mário Alexandre revelou um acordo com o governo estadual para que a Polícia Militar vá para as ruas coibir abusos e para até prender, se preciso for, comerciantes desobedientes à medida de isolamento.

O governador Rui Costa lembrou hoje que já está valendo a determinação do uso de equipamentos de proteção para trabalhadores e consumidores nos setores do comércio considerados essenciais, cujo funcionamento especial está liberado.